Segurança
A segurança da informação está relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento.
O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.
Atualmente o conceito de Segurança da Informação está padronizado pela norma ISO/IEC 17799:2005, influenciado pelo padrão inglês (British Standard) BS 7799. A série de normas ISO/IEC 27000 foram reservadas para tratar de padrões de Segurança da Informação, incluindo a complementação ao trabalho original do padrão inglês. A ISO/IEC 27002:2005 continua sendo considerada formalmente como 17799:2005 para fins históricos.
Possíveis maneiras de fraude:
Spam
São mensagens com conteúdo duvidoso, onde normalmente é anunciado propostas e valores discrepantes, com o objetivo de capturar a atenção do usuário e atraí-lo para um cenário de fraude ou golpe.
Phishing
É o ato de simular a identidade de uma empresa/marca conhecida, para fazer o usuário revelar seus dados, a fim de captar os dados pessoais.
Vírus
O vírus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho dos computadores. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas brechas para vasculhar o computador e roubar dados, como senhas de banco e números de cartão de crédito.